sábado, 16 de abril de 2011

Helmet Laws Suck



Assim como acontece por aqui, a Agência Nacional de Segurança de Trânsito dos Estados Unidos (NTSB) parece ter colocado os motociclistas na lista dos 10 + procurados. A NTSB está solicitando que todos os estados americanos adotem como obrigatório o uso de capacetes mesmo com todas as recentes estatísticas americanas mostrando que os capacetes não são um fator preponderante na segurança dos motociclistas como sempre se pensou.

Desde 2004, o Estado da Flórida (onde o uso de capacetes não é obrigatório) tem reportado que na maioria dos acidentes fatais, pilotos e garupas usavam capacetes. Distrações, alcoolismo (em quase metade dos acidentes, ao menos 1 das partes estava alcoolizada) e a quase insignificante punição para motoristas que se envolvem em acidentes com motocicletas são os principais motivos para a gravidade dos acidentes.

Entre 2008 e 2010, o número de fatalidades em acidentes com motocicletas declinou 24% na Flórida mostrando que lá, os motociclistas estão fazendo a sua parte e que é hora dos motoristas fazerem a sua.


Alguma semelhança com a nossa Terra Brasilis?


Na verdade, a discussão vai muito além de usar ou não o capacete. Eu, por exemplo, sempre uso capacete mas sou frontalmente contra a obrigatoriedade do uso. Infelizmente no espaço de texto de um blog não dá para desenvolver uma discussão complexa como essa.

  O que o relatório da NTSB levanta é uma discussão das principais causas de acidentes fatais envolvendo motocicletas. O que a maioria dos governos têm feito é legislar sobre ações que minimizam os efeitos dos acidentes como o próprio capacete nas motos ou os cintos de segurança e air bags nos automóveis em vez de atuar nas causas.  Seria muito mais efetivo na redução do índice de fatalidades atuar nas principais causas citadas do que simplesmente tornar obrigatório o uso do capacete.

Outro dado interessante citado no relatório:

   - Na Flórida, apenas uma pequena parcela dos motociclista usa capacete e justamente a maioria dos acidentes graves acontece com motociclistas usando capacete (falsa sensação de segurança?);
   - 75% dos acidentes graves acontece com motociclistas transportando garupas embora a grande maioria dos motociclistas trafegue sozinho (distração?);

Eu penso que atuar na redução das causas deve ser obrigação do governo que tem as informações e os recursos para isso (embora, na maioria das vezes, falte vontade política) e atuar sobre os efeitos uma opção do cidadão (uso do capacete e outros EPI's, compra de veículos com air-bags, etc.).

Trazendo a discussão aqui para o nosso quintal na cidade de São Paulo, não seria muito mais efetivo para a redução dos acidentes com motoboys a
 ampliação do uso de motofaixas e a limitação da velocidade máxima de tráfego das motos nos corredores para, por exemplo, 30 km/h (sim, existem condicões técnicas para fiscalizar isso com radares) do que ficar inventando largura mínima de guidão ou obrigatoriedade da instalação de mata-cachorros para dificultar a circulação das motos ?


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