Alguns sabem, que fui professor de mecânica de motos, no SENAI, de março 2008 até março de 2011, quando deixei essa instituição para me dedicar integralmente à RIDE'n'ROLL Garage. Por isso, tentarei passar um pouco do conhecimento que adquiri ao longo destes 23 anos de mecânica.
Desculpem-me aqueles, que já possuem esse conhecimento, mas quero passar o mínimo para o pessoal leigo compreender com as famosas SONDAS LAMBDA funcionam.
Meu objetivo é deixar esse entendimento o mais simples possível, por isso, não pretendo fazer nenhuma tese.
A função básica da SONDA LAMBDA é "cheirar" os gases que saem pelo escape, com isso ela vai informar a ECU (Módulo da Injeção Eletrônica) se a mistura está rica ou pobre.
Obs: Mistura: é a mistura de ar e combustível, que o motor admite para fazer a queima dentro da câmara de combustão. Essa mistura deve ter uma relação ideal, que é chamada de RELAÇÃO ESTEQUIOMÉTRICA. Para a gasolina essa relação esta ao redor de 14 partes de ar, para 1 parte de gasolina. Isso na teoria e com gasolina boa, não é bem assim com o rabo de galo, que temos disponível no Lisarb.
Aproveitando, dizemos que a MISTURA está POBRE, quando temos mais Oxigênio, que o ideal e MISTURA RICA, quando temos mais gasolina (combustível).
Bom, já vimos o que é mistura e para que ela serve, então após o motor queimar essa mistura, ele expulsa os gases resultantes da queima (gases de escapamento).
Ai, ao passarem pela sonda ela "sente" a quantidade de Oxigênio, que esta disponível nessa massa de gases de escape.
Mas como ela sente esse Oxigênio?? A Sonda Lambda é composta por um bulbo, onde são ligados fios, nos quais circula uma tensão elétrica, que é enviada pela ECU. Esse bulbo é composto de um material, que em contato com o Oxigênio, se oxida e em contato com a gasolina, volta ao estado normal.
Ou seja, quando temos muito Oxigênio no escape, a sonda oxida e a tensão, que retorna para ECU é muito menor que a que foi enviada, ai ela sabe que a mistura está pobre. Ao contrário, quando a mistura esta rica, a tensão de retorno igual, ou pouco menor que a enviada.
Então, quando a MISTURA está POBRE, a ECU refaz seus cálculos e aumenta a injeção de combustível, e quando está RICA, ela diminui o débto. Essa sequencia de informações é chamada de Ciclagem da Sonda.
Há vários tipos de Sondas Lambda, mas as 2 mais conhecidas são as Narrow Band, que somente informam se a MISTURA está RICA ou POBRE e a Wide Band, que informa a quantidade exata de Oxigênio a todo instante de funcionamento do motor.
Me deram uma idéia para complementar o artigo. O que acontece se a SONDA falhar, ou se for retirada.
Se o responsável, pelo feito, não fez nenhuma alteração no veículo, o que irá ocorrer, quando a Sonda se danifica ou é retira é o seguinte:
-- Basicamente a ECU entrará em estratégia de segurança. Como ela não consegue mais verificar a quantidade de OXIGÊNIO nos gases de escape, a ECU enriquece a mistura, para evitar uma falta de combustível. Isso evita danos por superaquecimento ou as famosas "batidas de pino".
-- Porém nessa condição a ECU deixa de levar em conta alguns outros parâmetros, que outros sensores passam para ela. Ai começa o perigo, ela pode enriquecer tanto a mistura, caso raro, que esse excesso de combustível lava o lubrificante da camisa dos cilindros e faz o pistão trabalhar "seco", ou seja, o que chamamos de ferro com ferro. Sendo assim deixando de fazer o papel de segurança e promovendo o dano ao motor
Então nunca rode por muito tempo com seu veículo, se ele apresentar problemas na SONDA LAMBDA ou estiver sem este sensor, pois certamente o motor terá sua vida útil diminuída.
Me deram uma idéia para complementar o artigo. O que acontece se a SONDA falhar, ou se for retirada.
Se o responsável, pelo feito, não fez nenhuma alteração no veículo, o que irá ocorrer, quando a Sonda se danifica ou é retira é o seguinte:
-- Basicamente a ECU entrará em estratégia de segurança. Como ela não consegue mais verificar a quantidade de OXIGÊNIO nos gases de escape, a ECU enriquece a mistura, para evitar uma falta de combustível. Isso evita danos por superaquecimento ou as famosas "batidas de pino".
-- Porém nessa condição a ECU deixa de levar em conta alguns outros parâmetros, que outros sensores passam para ela. Ai começa o perigo, ela pode enriquecer tanto a mistura, caso raro, que esse excesso de combustível lava o lubrificante da camisa dos cilindros e faz o pistão trabalhar "seco", ou seja, o que chamamos de ferro com ferro. Sendo assim deixando de fazer o papel de segurança e promovendo o dano ao motor
Então nunca rode por muito tempo com seu veículo, se ele apresentar problemas na SONDA LAMBDA ou estiver sem este sensor, pois certamente o motor terá sua vida útil diminuída.
Acho, que já deu para compreender o funcionamento deste sensor, mas se restarem dúvidas, postem nos recados, que vou alterando conforme a necessidade.
Obs: Há muito mais a ser falado sobre essas sondas, mas o funcionamento básico delas, é o descrito acima.
Muito bom saber.... Muito bem explicado de simples e facil compreensão.... Parabens.....
ResponderExcluirEssa é a intenção, trazer um pouco do meio técnico para o pessoal leigo. []s.
ResponderExcluirMuito bom! Obrigado pelo artigo.
ResponderExcluirAbçs,
FMGJ
Legal esse artigo!! Então será que se o sensor tiver estragado, parou de funcionar um deles... será que a moto fica tipo falhando? Daria pra perceber?
ResponderExcluirNem sempre, mas em alguns casos essa falta de informação, ou a informação incorreta, pode causar confusão na ECU, o que pode gerar falhas no funcionamento do veículo.
ResponderExcluirFala Edu, A moto mostra no LCD do painel, os códigos de falha que indicam os problemas dela.
ResponderExcluir[]s.
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ResponderExcluirFala Paulo, já te respondi por email.
ResponderExcluir[]s.
Eu tentei o chicote que vai para o cabo da sonda e tá indicando 11v e não 12v,é normal
ResponderExcluirEu tentei o chicote que vai para o cabo da sonda e tá indicando 11v e não 12v,é normal
ResponderExcluirVeja se a tensão da bateria não está muito baixa.
ExcluirTem diferenca entre sonda de carro e moto ? Quais ?
ResponderExcluirApenas para uma competição retirar a sonda poderia melhora o desempenho? A moto iria corta o giro na mesma faixa de rpm já que não teria a sonda para informar a ecu
ResponderExcluirO epc do painel do meu carro ascendeu levei na oficina e depois de rastrear por computador foi acusado falha na sonda mas o mecânico testou e a sonda está boa.fiquei encucada. Ele disse q posso rodar sem preocupação mas o q será?
ResponderExcluirBoa tarde gostaria de saber se a sonda tem algum fusível de proteção.no caso da moto. Obrigado , parabéns
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