sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Marcha Lenta - MITOS e LENDAS


Tenho percebido que muita gente tem dúvidas sobre qual a marcha lenta mínima que podemos deixar nas nossas motos.

Recebi várias perguntas sobre isso, então vou tentar explicar de maneira mais explicita e sem frescuras, possível.

Bom, antes de mais nada, as HDs são motos que precisam de ar para "controlar" a temperatura do motor, excluindo a linha Vrod, então elas precisam estar rodando para o ar passar pelas aletas.
Diferente do que o nome diz, a marcha lenta não é uma rotação para andar em baixa velocidade, ou em 1ª e 2ª marchas. Na realidade ela indica a rotação mínima que o motor pode girar para manter seu funcionamento e estar disponível ao girarmos a manopla direta (manopla de aceleração).

Como isso em mente, vamos responder algumas dúvidas:

1ª pergunta-- Qual a rotação mínima que podemos deixar para uma HD????
Aqui cabem 2 respostas a 1ª para as Sportster e a 2ª para as Big Twins.
1ª resposta: nas Sporty, podemos baixar até os 600 RPM sem prejudicar o funcionamento deste motor. 
2º resposta: as Big Twins aguentam tranquilamente até rotações de 700 RPM.

 pergunta-- Mas se eu baixar muito a rotação de marcha lenta, o motor não vai ficar sem lubrificação??
Claro que vai. Por isso que há uma rotação mínima, onde isso não ocorre. Há vários outros fatores que podem colaborar para isso, a marcha lenta não é a única culpada.

Há outro fator, que já citei acima, como as HDs são arrefecidas (resfriadas) a ar, se ficarmos com a moto parada por mais de 4 minutos e em marcha lenta, É PRA DESLIGAR A DROGA DO MOTOR,  não há milagre que faça o óleo manter suas propriedades em temperaturas maiores que seu limite de uso e isso não tem absolutamente NADA a ver com a coitada da marcha lenta.

Agora um fator que poucos levam em consideração, sempre que baixamos a marcha lenta, estamos trabalhando com o sistema de carga (responsável por carregar a bateria) no limite mínimo, então se algum dos componentes estiver capenga, ou a própria bateria estiver comprometida, ela irá apresentar problemas.

Espero ter ajudado e se mais dúvidas aparecerem nos comentários, vou complementando este material. 


5 comentários:

  1. Muito legal o artigo, meu!! Sempre tive dúvidas e nunca foi bem explicado assim! Tenho uma sugestão pra uma continuação! Tem muita lenda que fala de módulos (importados) e regulagens da injeção eletrônica que diminuem a marcha lenta! Eu tenho muita curiosidade sobre isso! Mais duas curiosidades: converter injeção eletrônica em carburação (existe isso?!) e a famosa marcha lenta com carburador (tem mínimo também?!)! Eu tenho uma Fat Boy carburada e me divirto com a marcha lenta dela!! hahaha!
    Um abração e parabéns!

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  2. Vou escrever sobre os Tuners de Injeção e outras coisas que baixam a marcha lenta das injetadas.
    Converter Injetada em carburada, há como fazer, mas na minha opinião, é um downgrade desnecessário.
    Tanto na injetada, quanto na carburada, há um mínimo para a marcha lenta.

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  3. E quais as diferencas entre os lentadores mecanicos e eletronicos? Abraco

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    1. Cara, nenhum "lentador" funciona corretamente. Os mecânicos, tem de ser regulados constantemente, inclusive para a moto funcionar pela manha. Já os eletrônicos, tentam enganar o módulo de injeção, mas sempre ocorre alguma interferência, que faz o sistema parar de funcionar corretamente. O que nós fazemos é baixar a lenta das motos, que a HD permite, até 800 RPM, já as que não são possíveis, usamos interfaces, que além de baixar a lenta, deixam a moto MUITO melhor de rodar.

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  4. Gostaria de saber se as HDs aceitam o rápid bike e se com ele é possível a regulagem dá lenta?

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