terça-feira, 26 de abril de 2011

Como funcionam as Sondas Lambda (Sensores de Oxigênio)???



          Alguns sabem, que fui professor de mecânica de motos, no SENAI, de março 2008 até  março de 2011, quando deixei essa instituição para me dedicar integralmente à RIDE'n'ROLL Garage. Por isso, tentarei passar um pouco do conhecimento que adquiri ao longo destes 23 anos de mecânica.
          Desculpem-me aqueles, que já possuem esse conhecimento, mas quero passar o mínimo para o pessoal leigo compreender com as famosas SONDAS LAMBDA funcionam.
          Meu objetivo é deixar esse entendimento o mais simples possível, por isso, não pretendo fazer nenhuma tese.
         A função básica da SONDA LAMBDA é "cheirar" os gases que saem pelo escape, com isso ela vai informar a ECU (Módulo da Injeção Eletrônica) se a mistura está rica ou pobre. 

Obs: Mistura: é a mistura de ar e combustível, que o motor admite para fazer a queima dentro da câmara de combustão. Essa mistura deve ter uma relação ideal, que é chamada de RELAÇÃO ESTEQUIOMÉTRICA. Para a gasolina essa relação esta ao redor de 14 partes de ar, para 1 parte de gasolina. Isso na teoria e com gasolina boa, não é bem assim com o rabo de galo, que temos disponível no Lisarb.
        Aproveitando, dizemos que a MISTURA está POBRE, quando temos mais Oxigênio, que o ideal e MISTURA RICA, quando temos mais gasolina (combustível).

          Bom, já vimos o que é mistura e para que ela serve, então após o motor queimar essa mistura, ele expulsa os gases resultantes da queima (gases de escapamento). 
          Ai, ao passarem pela sonda ela "sente" a quantidade de Oxigênio, que esta disponível nessa massa de gases de escape.
          Mas como ela sente esse Oxigênio?? A Sonda Lambda é composta por um bulbo, onde são ligados fios, nos quais circula uma tensão elétrica, que é enviada pela ECU. Esse bulbo é composto de um material, que em contato com o Oxigênio, se oxida e em contato com a gasolina, volta ao estado normal.
          Ou seja, quando temos muito Oxigênio no escape, a sonda oxida e a tensão, que retorna para ECU é muito menor que a que foi enviada, ai ela sabe que a mistura está pobre. Ao contrário, quando a mistura esta rica, a tensão de retorno igual, ou pouco menor que a enviada.
          Então, quando a MISTURA está POBRE, a ECU refaz seus cálculos e aumenta a injeção de combustível, e quando está RICA, ela diminui o débto. Essa sequencia de informações é chamada de Ciclagem da Sonda.
          Há vários tipos de Sondas Lambda, mas as 2 mais conhecidas são as Narrow Band, que somente informam se a MISTURA está RICA ou POBRE e a Wide Band, que informa a quantidade exata de Oxigênio a todo instante de funcionamento do motor.
          Me deram uma idéia para complementar o artigo. O que acontece se a SONDA falhar, ou se for retirada.
          Se o responsável, pelo feito, não fez nenhuma alteração no veículo, o que irá ocorrer, quando a Sonda se danifica ou é retira é o seguinte:
          -- Basicamente a ECU entrará em estratégia de segurança. Como ela não consegue mais verificar a quantidade de OXIGÊNIO nos gases de escape, a ECU enriquece a mistura, para evitar uma falta de combustível. Isso evita danos por superaquecimento ou as famosas "batidas de pino".
          -- Porém nessa condição a ECU deixa de levar em conta alguns outros parâmetros, que outros sensores passam para ela. Ai começa o perigo, ela pode enriquecer tanto a mistura, caso raro, que esse excesso de combustível lava o lubrificante da camisa dos cilindros e faz o pistão trabalhar "seco", ou seja, o que chamamos de ferro com ferro. Sendo assim deixando de fazer o papel de segurança e promovendo o dano ao motor
          Então nunca rode por muito tempo com seu veículo, se ele apresentar problemas na SONDA LAMBDA ou estiver sem este sensor, pois certamente o motor terá sua vida útil diminuída.

           Acho, que já deu para compreender o funcionamento deste sensor, mas se restarem dúvidas, postem nos recados, que vou alterando conforme a necessidade.

Obs: Há muito mais a ser falado sobre essas sondas, mas o funcionamento básico delas, é o descrito acima.
          

sábado, 16 de abril de 2011

Helmet Laws Suck



Assim como acontece por aqui, a Agência Nacional de Segurança de Trânsito dos Estados Unidos (NTSB) parece ter colocado os motociclistas na lista dos 10 + procurados. A NTSB está solicitando que todos os estados americanos adotem como obrigatório o uso de capacetes mesmo com todas as recentes estatísticas americanas mostrando que os capacetes não são um fator preponderante na segurança dos motociclistas como sempre se pensou.

Desde 2004, o Estado da Flórida (onde o uso de capacetes não é obrigatório) tem reportado que na maioria dos acidentes fatais, pilotos e garupas usavam capacetes. Distrações, alcoolismo (em quase metade dos acidentes, ao menos 1 das partes estava alcoolizada) e a quase insignificante punição para motoristas que se envolvem em acidentes com motocicletas são os principais motivos para a gravidade dos acidentes.

Entre 2008 e 2010, o número de fatalidades em acidentes com motocicletas declinou 24% na Flórida mostrando que lá, os motociclistas estão fazendo a sua parte e que é hora dos motoristas fazerem a sua.


Alguma semelhança com a nossa Terra Brasilis?


Na verdade, a discussão vai muito além de usar ou não o capacete. Eu, por exemplo, sempre uso capacete mas sou frontalmente contra a obrigatoriedade do uso. Infelizmente no espaço de texto de um blog não dá para desenvolver uma discussão complexa como essa.

  O que o relatório da NTSB levanta é uma discussão das principais causas de acidentes fatais envolvendo motocicletas. O que a maioria dos governos têm feito é legislar sobre ações que minimizam os efeitos dos acidentes como o próprio capacete nas motos ou os cintos de segurança e air bags nos automóveis em vez de atuar nas causas.  Seria muito mais efetivo na redução do índice de fatalidades atuar nas principais causas citadas do que simplesmente tornar obrigatório o uso do capacete.

Outro dado interessante citado no relatório:

   - Na Flórida, apenas uma pequena parcela dos motociclista usa capacete e justamente a maioria dos acidentes graves acontece com motociclistas usando capacete (falsa sensação de segurança?);
   - 75% dos acidentes graves acontece com motociclistas transportando garupas embora a grande maioria dos motociclistas trafegue sozinho (distração?);

Eu penso que atuar na redução das causas deve ser obrigação do governo que tem as informações e os recursos para isso (embora, na maioria das vezes, falte vontade política) e atuar sobre os efeitos uma opção do cidadão (uso do capacete e outros EPI's, compra de veículos com air-bags, etc.).

Trazendo a discussão aqui para o nosso quintal na cidade de São Paulo, não seria muito mais efetivo para a redução dos acidentes com motoboys a
 ampliação do uso de motofaixas e a limitação da velocidade máxima de tráfego das motos nos corredores para, por exemplo, 30 km/h (sim, existem condicões técnicas para fiscalizar isso com radares) do que ficar inventando largura mínima de guidão ou obrigatoriedade da instalação de mata-cachorros para dificultar a circulação das motos ?


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mais uma novidade da RIDE'n'ROLL

Esta é a apresentação do nosso Banner feito pelos amigos da Tiger Signs (http://www.tigersigns.com.br/) que tambem são clientes da oficina. Não priem cânico (rsrsrs), logo as camisetas estarão disponíveis.


Em tempo, o Designer do logo e artista do colete pode ser seguido no: http://foxhole666.blogspot.com/

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROMOÇÃO -- Vamos Baixar a Marcha Lenta de Todo Mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! - PROMOÇÃO

A partir de hoje, estamos habilitados a realizar a reprogramação da ECU para redução da marcha lenta das HD's injetadas dos 1100 RPM originais para 800 RPM.


Esta reprogramação é realizada diretamente no mapa da ECU sem a instalação de nenhum dispositivo ou alteração dos demais parâmetros originais e é completamente reversível. Não há prejuízo no desempenho ou dirigibilidade. Ela vai continuar pegando de manhã mesmo em dias frios sem problemas.


Preço promocional R$ 150,00 (necessário agendar previamente).






sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nova ferramenta na RIDE'n'ROLL

Esta é mais nova arma da RIDE'n'ROLL.
Trouxemos este Scanner de diagnóstico, não é apenas leitura de códigos de falha, para atender ainda melhor nossos brinquedos.
Esta ferramenta, além das HDs, atende BMW, Ducatti, Benelli, Aprilia, Malagutti, MV Agusta e outras máquinas.
Quem passou na oficina recentemente já viu que estamos constantemente nos atualizando, esse é o espirito, trabalhar cada vez melhor para atender nossos clientes/amigos.